quarta-feira, 10 de novembro de 2010

SQL Server Denali ou SQL 11

Galera,

   Dos dias 8 a 11 de novembro está acontecendo o evento PASS Summit, este é simplesmente o maior e melhor evento de SQL Server do mundo!

Foi divulgado no PASS o novo SQL Server, o Microsoft® SQL Server® code-named 'Denali' - Community Technology Preview 1 (CTP1).

Segue link para baixar:
http://www.microsoft.com/downloads/en/details.aspx?FamilyID=6a04f16f-f6be-4f92-9c92-f7e5677d91f9

Segue algumas novas funcionalidades do SQL 11:



  • Agora poderemos trabalhar dentro do Analysis Services com uma interface gráfica idêntica ao Excel, utilizando o VS 2010, para que tenhamos o mesmo poder que o poweruser tem quando fazendo as análises dele, mas para ser usado durante o desenvolvimento, e utilizando os recursos de processamento do servidor. Na demonstração foi apresentado uma Demo trabalhando com 2 bilhões de linhas, que foram carregadas depois para o PowerPivot, e durante a ordenação em memória dos dados foi atingida uma velocidade de 1 TRILHÃO de linhas por minuto.



  • Column Data Store, resumindo bastante é uma nova forma de armazenar os dados, utilizando o algoritmo VertiPaq, utilizado pelo PowerPivot, mas não estamos falando de B.I., estou falando de utilizar o algoritmo para compressão dos dados utilizado no PowerPivot, dentro do banco RELACIONAL, na demonstração pegamos os mesmos 2 bilhões de linhas de antes, fazemos algumas agregações para retornar “apenas” 18 milhões de linhas.. tudo em alguns segundos!



  • Projeto Crescent. Nova ferramenta para relatórios, via web, sensacional, em alguns segundos o usuário final cria relatórios/dashboards com animações, gráficos e tudo que um relatório gerencial profissional merece.



  • Integração entre soluções de HA (alta disponibilidade) e DR (recuperação de desastres). Aqui teremos muitas novidades, onde poderemos criar grupos de disponibilidade, configurar até 5 níveis de severidade para iniciar um failover, redirecionamento automático dos clientes, ponto central para gerenciamento do HA e DR, utilização dos sistemas stand-by como servidores de relatórios, jogando a carga de leitura para esses servidores. 



  • Vamos esperar mais novidades que com certeza aparecerão.

    Books Online: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms130214(SQL.110).aspx

    Referência: http://blogs.solidq.com/fferreira/Home.aspx

    Abraços,
    Rodrigo Figueiredo
    figueiredo.rodrigo@hotmail.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário